protetor bucal

Você sabia que a prática de alguns esportes requer o uso de Protetor Bucal?

Os traumatismos dentários ocorrem com freqüência durante a prática de esportes. Segundo uma estimativa da National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões de dentes são perdidos devido as atividades esportivas, anualmente. Conforme um estudo da American Dental Association – ADA, mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais. 

Os protetores bucais mantém os tecidos moles separados dos dentes, prevenindo a laceração dos lábios contra os dentes durante o impacto, além de reduzir e distribuir forças dos impactos frontais diretos que, de outro modo, causariam fraturas.

Além de absorver o impacto de pancadas, o protetor bucal ajuda a prevenir fraturas na maxila e na mandíbula, problemas endodônticos (canal no dente), avulsão dentária, descolamento de facetas e lentes de contato, ferimentos de lábios e língua. 

Os protetores bucais estão indicados para atletas das mais variadas modalidades esportivas: academia, corrida, ciclismo, hipismo, futebol, voleibol, handebol, luta livre, judô, basquete, beisebol, motocross, skate, patins, boxe, vale tudo, karatê, MMA, muay thai.

Atletas amadores costumam comprar protetores em lojas de artigos esportivos ou até pela internet porém não indicamos pois estes protetores são pré fabricados.

Qual a diferença entre o protetor bucal pré-fabricado e os protetores bucais exclusivos feitos pelos dentistas?

Os protetores orais pré-fabricados não se ajustam com tanta precisão nos dentes como os protetores fabricados sob medida e interferem na capacidade de respirar e falar. Como devem ser aquecidos em água e modelados diretamente na boca, na maioria dos casos as pessoas mordem errado e ficam com o protetor defeituoso, mais espesso de um lado e menos espesso do outro, causando assim uma falsa proteção e um enorme desconforto, ou seja, não tem a capacidade de proteção durante a prática esportiva.

Já os protetores bucais fabricados sob medida são confecionados em ambiente laboratorial a partir de um escaneamento das arcadas dentárias feito pelo dentista, o que resulta em total adaptação, e maior conforto, precisão e segurança para o usuário.

Qual a espessura ideal do protetor bucal?

Eles podem ser fabricados em 3 níveis de proteção: leve, médio e pesado. Quanto maior a espessura, maior o nível de proteção. Depende muito do seu esporte e de qual o nível de proteção que você deseja. O importante é que existem várias opções e a espessura adequada será decidida pelo profissional.

Qual é o material usado na confecção dos protetores bucais?

Os protetores bucais são confeccionados em E.V.A., que oferecem uma absorção de impacto até seis vezes melhor do que protetores convencionais. Além disso, o fato de serem laminados auxilia na dissipação de força tendo o mesmo princípio dos vidros à prova de balas.

Protetor bucal tem prazo de validade? Como cuidar do protetor para que ele dure mais? Existe alguma indicação de como guardar, forma de lavar?

Não existe um prazo específico de validade. Eles são feitos de um material termoplástico, por isso devemos ter cuidado com altas temperaturas. Lavar sempre com água fria, podendo eventualmente esfregar com os próprios dedos e pasta dental, e secar o protetor sempre no final. Nunca deixe de molho em enxaguante bucal.

Pode ser usado por pessoas que usam aparelho fixo?

Sim, é super recomendado para pessoas que usam aparelho fixo, pois qualquer contato na região da boca, por mais leve que seja, poderá ocasionar lesões dolorosas.

Você ficou interessado e quer agendar uma avaliação? Entre em contato, será um prazer receber você na Natural Studio. 

Deixe a Sua
Mensagem Aqui

Se preferir, pode ligar ou mandar um Whats

Rua Marechal Borman, 438D
Centro – Chapecó – SC
CEP: 89801-050

VER NO MAPA

Copyright © Natural Studio Geometria do Sorriso 2021
powered by clinicUp